Células eucariótica-Alga (chlamydomonas sp)

Células eucariótica-Alga (chlamydomonas sp)
Antes de começar a retratar às células eucarióticas-Algas (chlamydomonas)” precisamos ter conhecimento da definição de “célula" Célula é um material microscópico estrutural e funcional dos seres viventes, constituída por um núcleo contendo o seu material genético, citoplasma e membrana plasmática. Tendo à aptidão para a replicação, sendo este um fator importante para a perpetuar à vida. As células se classificam em dois grandes grupos: “Procarióticas e Eucarióticas" 
Por ora abrangeremos apenas as células eucarióticas que são células mais complexas em relação às procarióticas. Células eucarióticas ou “eukaryota"  são células dos  reinos: “Animal, Fungi, Vegetal, Protistas e Chomistas.”  Logo os eucariotos são seres unicelulares e pluricelulares constituídos por células dotados de um núcleo contendo o seu material genético. 
Por conseguinte ao assunto extenso e complexo reportaremos apenas o reino: Protista em função do tema: (células eucariótica-Alga (chlamydomonas).
Algas
Sabemos que algas  são organismos que pertencem ao Reino Protista. Tanto são seres unicelulares como multicelulares (filamentosas) eucariontes, fazem fotossínteses ou seja, são organismos autótrofos (seus embriões não dependem da mãe para se alimentarem) e vivem em
ambientes de água doce (rios, lagos ou superfícies úmidas) ou salgada (mares e oceanos), encontrasse flutuando nessas superfície os plânctons e outras aderidas a algum substrato, chamadas de bentônicas Os organismos multicelulares são avasculares, compostos por talo. As algas também se encontram com inúmeros pigmentos como clorofila, xantofila, carotenos...
                         
Chlamydomonas sp 
Chlamydomonas sp são algas verdes do reino protista, Filo chlorophyta, classe das Euchlorophyceae e ordem dos Volvocales. Esses organismos unicelulares, aquáticos vivendo em
habitats de água doce. Possuem células moveis constituídas de dois flagelos os quais usam para se locomover. Essas algas também são fotossintéticas e contêm dois tipos de clorofila (A e B) que usam para capturar a energia solar para a fabricação de açúcares.
  Características básicas:
As características da Célula: Amplamente ovóide, elipsóide, às vezes pouco assimétrica não achatada dorsiventralmente, pólo anterior mais ou menos acuminado, pólo posterior amplamente arredondado, 3-6 × 2-4 µm, R c/l = 1,1-1,5; parede celular muito fina, pólo anterior com papila arredondada; flagelos. 1,5 vez tão longos quanto a célula; cloroplasto ciatiforme, situado de
um dos lados da célula; pirenóide 1, esférico, grande, situado na metade posterior da célula; estigma notavelmente grande, esférico, situado na metade anterior da célula; vacúolos pulsáteis.
Reprodução:
 Reprodução assexuada por formação de zoósporos biflagelados, quistos e aplanósporos. Reprodução sexuada por isogamia.




Fontes:
http://mundocoraisealgas.blogspot.com.br/2014_10_01_archive.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida
https://ecoprofundo.wordpress.com/protistas-algas/
Celula eucarionte
Celula espermatozoide
Livro Neurônios- Espermatozoide-Macrófago. Autores Roberto Lent, Daniela uziel e Danilo A. Furtado



Comentários

  1. Extremamente organizado e de boa compreensão a maneira como as informações foram dispostas. Realmente bastante conteúdo para estudarmos e as imagens possibilitam um interesse maior para a aprendizagem, pois faz uma ligação coerente e explicativa.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, conteúdo bem explicativo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, bem explicativo bem ilustrado facilitando o entendimento do conteúdo . Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa legal a respeito dessas algas é a diversidade do ambiente em que elas se desenvolvem, desde lugares super quentes a lugares frios e em condições extremas, como por exemplo, a ausência de oxigênio.
    Blog super organizado e claro, no que diz respeito à transmissão de informações. Gostei! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela redação do texto, bem claro, de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  6. De modo geral as algas liberam mais oxigênio na atmosfera pela fotossíntese que as árvores.
    O blog ficou bem explicativo e a clareza de informações e coerência é presente nos textos e imagens. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. A estrutura do blog está ótima, só não consegui compreender o tópico sobre a reprodução.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do conteúdo do blog, achei bem organizado e muito bem dividido, o design, tudo maravilhoso. Inclusive eu nao sabia sobre esse reino Chomista, sempre estudei os 5 reinos.
    Achei interessante também, os dois tipos de clorofila. Enfim, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Célula eucariótica animal espermatozoide.